Receita alerta para site de leilão eletrônico falso

A Receita Federal do Brasil está alertando sobre a existência de uma página na internet que simula o Sistema de Leilão Eletrônico (SLE) oficial da instituição. O falso endereço usa inclusive o logotipo da receita, na tentativa de ludibriar o usuário e  dar credibilidade ao serviço. Essa página, embora visualmente semelhante a original, é falsa e, portanto, não deve ser utilizada pelos usuários, podendo utilizar os dados cadastrados para outros propósitos.

O órgão esclarece que os leilões de mercadorias apreendidas pela receita não são realizados em sites privados. O único canal disponível é o Sistema de Leilão Eletrônico, acessado através do site da Receita Federal. O sistema está disponível no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para realização de propostas e lances. Para participar de leilões eletrônicos é necessário possuir certificado digital.

O pagamento pelas mercadorias arrematadas em leilão é feito exclusivamente por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) e nunca mediante depósitos ou transferências para contas de terceiros, como realizado em sites privados.

Para acessar o Sistema de Leilão Eletrônico da Receita Federal, somente através dos sites https://receita.economia.gov.br/, www.rfb.gov.br ou www.receita.fazenda.gov.br e depois clicar no link “LEILÃO”.

Fonte: Receita Federal

Você também pode gostar: