A transformação digital é um termo cunhado para descrever as inovações de processo e de produto que as empresas tem alcançado ao se valerem das tecnologias de computação mobile e em nuvem. Podemos incluir nessa lista também a tecnologia embarcada em máquinas e sensores, a chamada internet das coisas, como conexão com forno de microondas, geladeira e automóveis.
O termo transformação digital começou a ganhar o mundo corporativo há pouco tempo, mas a reflexão que cabe nesse ano que se inicia é:
- Quais são os ganhos reais que essas tecnologias podem trazer para a minha empresa?
- O que já está disponível e acessível em termos de custo e o que ainda é exercício de futurologia e só existe em filmes de ficção?
Crie novos canais de colaboração entre os funcionários e entre a sua empresa e o cliente
A maioria dos seus clientes tem um smartphone na mão. Use isso a seu favor. Abra novos canais de comunicação através dos dispositivos que seus clientes utilizam no dia a dia.
Pesquisas de satisfação, formulários de aberturas de chamados, notícias sobre novos serviços e produtos são exemplos de novas formas de interação que podem ser estabelecidas com os seus clientes. Se a sua empresa os deixar mais satisfeitos e mais próximos eles serão seus vendedores naturais.
Redes sociais corporativas, ferramentas internas de compartilhamento e publicação de conteúdo e arquivos são muito úteis em permitir que seus funcionários trabalhem de forma mais produtiva.
Colete mais dados
Seja em uma indústria, uma loja ou em uma empresa prestadora de serviços, procure coletar o máximo possível de dados. Eles serão valiosos para tomada de decisão.
Se você possui colaboradores que prestam serviços ou entregas fora do seu escritório, monitore o trajeto do funcionário até o destino, registre o horário de início e de fim de atendimento. Faça-o preencher checklists sobre o resultado do trabalho.
Analise os dados, obtenha insights e mova ações de mudança
Uma vez que os dados foram coletados e armazenados de forma estruturada, o próximo passo é analisá-los e tirar insights para corrigir problemas, aprofundar relacionamento, melhorar as ofertas e criar novos processos e produtos.
Com os dados coletados, comece a verificar o tempo médio de atendimento, quais clientes demanda mais tempo, quais demoram mais tempo a ser atendidos, aonde sua equipe dedica mais tempo de locomoção etc.
No caso dos clientes, monitore aqueles que mais demandam os serviços, qual a recorrência dos problemas, o que sua equipe vê de problemas nos relatórios, o que pode ser feito para economizar o tempo. Tudo registrado em chamadas, em ordem de serviços dentro de uma ferramenta própria e acessível.
Disponibilize relatórios e dashboards desses dados para todos dentro da sua empresa, e não apenas para gerentes e diretores. Dispare ações automatizadas para corrigir problemas, melhorar a qualidade do trabalho da equipe e dos seus processos.
Conclusão
Especialistas dizem que começamos a viver uma nova revolução em termos de produtividade nas empresas. A revolução industrial, há centenas de anos, e a democratização do uso dos computadores dentro das empresas, entre os anos de 1980 e 2000, são exemplos de outras ondas que trouxeram enormes ganhos de produção, e, consequente, diminuição de preços para os clientes e melhoria de serviços.
A nova onda que está prestes a se iniciar é a revolução digital. Dispositivos mobile – com grande poder de processamento e conectados em todo lugar, Cloud Computing e Internet das Coisas são algumas das tecnologias que estão permitindo essa revolução.
A Múltipla TI presta consultoria e serviços e licencia soluções de cloud, produtividade e BI/analytics da Microsoft.
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