A palestra Como inovar e crescer em cenários competitivos, feita por Diego Maia e promovida pela Múltipla Consultoria em conjunto com o CDPV, teve muita procura e foi necessário a abertura de outro dia para comportar o evento.
Assim, nos dias 8 e 13 de novembro, Diego Maia conversou com um público de cerca de 200 pessoas sobre as principais inovações em vários segmentos, empresas e profissões. O evento contou com a participação do diretor da Múltipla e sócio da MSA Advogados, Marco Aurélio Medeiros, que falou um pouco sobre como a Múltipla Consultoria está se posicionando e o que está fazendo para inovar dentro dos mercados contábil e financeiro.
Diego então começou com um alerta, estamos vivendo uma época de expansão tecnológica dramática, com modificações em todos os setores da economia, sem termos a dimensão de até onde isso vai parar.
Alguns exemplos podem ser sentidos mais fortemente pela população, como a transformação no ramo de transporte, com o advento do Uber e, depois, com os táxis, também utilizando aplicativos para marcar viagens. Isso diminuiu tamanho de cooperativas e de donos de frotas, por exemplo.
No mercado imobiliário, podemos alugar imóveis através de aplicativos, sem burocracia, sem fiador, podendo escolher e negociar através de uma aplicação. No mercado financeiro há um banco sem agências, sem custos mensais.
Grandes corporações utilizam chatbot para o atendimento aos clientes. Temos a sensação de que estamos falando com atendentes e quem nos atende são robôs, sejam por telefone ou por chat.
Diego mostrou, através desses exemplos, como a inovação já está acontecendo de forma rápida e como já nos habituamos com essas modificações. Ele mostrou ainda alguns dados que impressionam, como:
- 90% dos dados de hoje foram criados nos últimos 2 anos
- 65% das crianças de hoje vão trabalhar em empregos que ainda não existem
- já existe sistema que substitui em 80% o trabalho de um advogado
Benefício para cliente e para empresa
Segundo Diego Maia, essas mudanças ocorrem não só para facilitar ou otimizar o trabalho das empresas e dos empregados, mas só se incorporam se também trouxerem benefícios para o cliente, “tem que ser uma relação ganha-ganha”.
Além de eventos como aplicativos de transporte, de comida, de serviços domésticos, ele destacou a utilização do Self Checkout em algumas lojas brasileiras. Apesar da descrença de que isso não pudesse dar certo no “país da malandragem”, a experiência, até agora, foi bem sucedida.
Era do cliente
Ele frisou que estamos vivendo a quarta revolução industrial. Depois da revolução industrial do vapor, depois da revolução industrial da eletricidade, e, por último, a revolução industrial da computação, estamos vivendo a revolução industrial da inteligência.
A inteligência artificial nos ajuda nas decisões do dia a dia e a inteligência em tratar os clientes é que diferencia quem quebra, quem sobrevive e quem cresce. Estamos na Era do Cliente, ele é quem manda, ele quer facilidade de escolha, ter várias opções de canais ao seu alcance, ter todas as informações para escolher o que consumir.
Em vez de um modelo transacional, partimos para um modelo de relacionamento, aonde o que importa é o relacionamento que as empresas têm com seus clientes e como isso pode e deve se traduzir na troca de experiências e de consumo.
Por último, Diego, colocou os pontos chaves para as empresas observarem e trabalharem com seus clientes se quiserem crescer:
- Importância e tendência dos clientes
- Plataforma Multicanal
- Sellout
- Experiência do cliente
- Preparar e treinar o cliente
Após as explicações, foi aberto um tempo para que o público perguntasse e falasse das experiências nos respectivos segmentos ou profissões. Houve uma grande troca de experiência de setores como imobiliário, de autopeças, clínica de depilação, alimentício etc.
No final, a mensagem que foi passada é que todos os setores têm que estar atentos a essas mudanças, a essas inovações. Isso modifica o mercado e quem não acompanhar e inovar, ficará pelo caminho.
Veja a galeria de fotos do evento:
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