Criado nos anos 90, o balanced scorecad é um sistema de gestão estratégica que auxilia as empresas a traduzirem seus desempenhos. Compostos por indicadores financeiros e não financeiros, ele trata das informações para gerenciar o cumprimento das estratégias e dos processos gerencias da empresa.
Seu principal diferencial é reconhecer que somente os indicadores financeiros não são suficientes, uma vez que ao analisar os dados financeiros estaremos medindo o passado, tais como: vendas, lucratividade e custos adequados.
Com intuito de complementar as medições, o BSC inclui quatro perspectivas: Financeira, clientes, processos internos, aprendizagem e crescimento.
Financeira: o objetivo da perspectiva financeira é definir indicadores de desempenho, para obter melhor rentabilidade em seus investimentos;
Clientes: definições sobre o mercado e o segmento nos quais a empresa deseja atuar, monitorar como a empresa gera valor para o cliente;
Processos Internos: utilizado para identificação de problemas nos produtos e serviços entregues aos clientes, controle e organização das atividades;
Aprendizagem e Crescimento: desenvolvimento e medidas para gerar o crescimento e melhorias ao longo do prazo, de acordo com as estratégias estabelecidas pela organização.
Mesmo fazendo boas previsões a realidade tem grande chance de ser diferente do que foi projetado, com os objetivos definidos no planejamento, chegou a hora de incluir os indicadores com base nas perspectivas, traçar e aplicar as estratégias. Após o preenchimento e a definição o próximo passo será o mapa estratégico, nessa parte conseguirá analisar e verificar como está sendo desenvolvida a operação planejada. Determinar um gráfico comparando o real e o projetado para melhor visualização do objetivo, e assim definir possíveis mudanças e caminhos a serem atingidos.