Múltipla Consultoria, escritório de contabilidade, Rio de Janeiro, como motivar a equipe de vendas

Como motivar equipes

Nesta matéria, conversamos com Diego Maia, considerado o palestrante motivacional de vendas mais contratado do Brasil, para nos ajudar a compreender o que pode ser feito para motivar sua equipe de maneira eficiente. Acompanhe o texto até o final e confira todas estas dicas valiosas. 

Baixa produtividade, péssimos resultados e ambiente de trabalho ruim. Essas são algumas características de uma equipe desanimada. Superar esses desafios e motivar a equipe para a busca de resultados extraordinários é primordial para alcançar o sucesso.

Conseguir manter uma empresa viva e motivada requer dedicação e compromisso de todos os profissionais envolvidos. Existem algumas práticas que podem ajudar o gestor a despertar a sua equipe e alinhar os objetivos pessoais dos colaboradores com os da companhia.

Alinhar propósitos e expectativas

Baixa produtividade, péssimos resultados e ambiente de trabalho ruim. Essas são algumas características de uma equipe desanimada. Superar esses desafios e motivar a equipe para a busca de resultados extraordinários é primordial para alcançar o sucesso.

A primeira coisa a ser feita, de acordo com Diego Maia, é deixar claro para todos os funcionários os objetivos da empresa, as metas que precisam ser atingidas e o que a empresa espera de cada um. Assim, ter com você pessoas que busquem as mesmas coisas, que entendam o trabalho a ser feito e alinhadas aos propósitos da empresa, se torna possível mantê-los motivados e produtivos.

Competição saudável entre colaboradores

Para o palestrante de vendas Diego Maia, manter uma competição saudável entre a equipe é uma ótima ferramenta para mantê-los sempre motivados a superarem seus objetivos. Uma disputa benéfica que gere engajamento da equipe e recompensas ao final é capaz de fazer com que o profissional tenha desejo de vencer, se tornando mais produtivo. Além disso, a recompensa faz com que se torne um objetivo pessoal e não apenas uma obrigação profissional, trazendo resultados ainda mais satisfatórios no curto, no médio e no longo prazo. 

Treinar a equipe e estimular o aprendizado e a evolução

É impossível exigir grandes resultados sem um plano concreto e periódico para treinar a equipe de vendas. “Investir em bons treinamentos para ensiná-los técnicas atuais e eficientes de vendas e antecipar tendências não é mais um plus, é questão de sobrevivência”, garante Diego Maia. 

“Lançamos recentemente a Academia de Vendas, o primeiro portal de treinamento de vendas no formato de assinatura. É uma forma altamente econômica de investir no treinamento da equipe de forma recorrente, semanal”, informa Diego.

Definir metas alcançáveis e desafiadoras

Metas inteligentes devem ser bem definidas e específicas. Apesar de factível, devem ser também desafiadoras. Criar desafios menores para equipe é uma ótima estratégia para mantê-los motivados e focados na meta, uma vez que alcançá-los se torna muito mais prazeroso e recompensador. Dependendo do objetivo, elas podem ser diárias, semanais, mensais ou até anuais.

Para Diego Maia, metas precisam ser mensuráveis, específicas e temporizadas. “​Meta é diferente de vontade. Porque vontade de fazer alguma coisa melhor todo mundo tem! O desafio sempre é a execução, o colocar em prática”.

Ambiente de trabalho motivador

Um ambiente de trabalho negativo e desanimador é capaz de afetar toda a equipe. Por isso, buscar deixar o ambiente mais descontraído e harmônico é tão importante. Ele é capaz de influenciar toda a equipe a manter o comprometimento e obter resultados mais satisfatórios. Investir em locais de descontração e realizar atividades de entrosamento da equipe, podem ser boas ferramentas para isso.

Uma outra forma de criar um clima focado no sucesso é compartilhando conteúdo, mensagens e frases motivacionais para o time. Diego Maia é o curador do site “Pílulas de Otimismo e Motivação”, onde publica diariamente mensagens inspiradoras e curtas que vão direto ao ponto. 

Dê feedbacks construtivos 

Mostrar os bons resultados aos colaboradores e oferecer recompensas pelo bom trabalho funciona como uma injeção de motivação na equipe. Mostre como determinada ação ou conquista foi fundamental e incentiva para que aquela situação ocorra novamente, seja com bonificações ou alguma outra recompensa.

Deixe para fazer os feedbacks negativos de maneira individual, para não constranger nenhum colaborador. Informe também maneiras e ações para que ele possa melhorar. Faça esse trabalho de feedbacks e recompensas periodicamente.

Feedbacks transparentes e construtivos a sua equipe são muito importantes, mas ouvi-los também pode servir como um incentivo para se manterem produtivos. Reúna-se com a sua equipe de tempos em tempos e pergunte suas dificuldades e maiores desafios no trabalho e como poderia melhorar. Assim, eles também se sentem confiáveis e importantes para o crescimento da empresa.

Ofereça uma palestra motivacional

Muitas vezes os líderes das empresas tentam de diversas formas incentivar suas equipes para que alcancem melhores resultados, mas não conseguem de jeito algum. Talvez o problema seja justamente isso vir dos chefes. É como diz aquele ditado: “Santo de casa não faz milagre”.

Levar um palestrante motivacional para transmitir essas palavras de ânimo e encorajamento pode solucionar essa questão. É comum que colaboradores e colaboradoras entendam a mensagem que quer ser passada pela direção quando ela é colocada em outras palavras, por alguém de fora e que fale a mesma língua deles. Descubra aqui como contratar um palestrante que traga resultados. 

Crie um sistema de premiações

Apesar de atingir as metas e assim alcançar uma remuneração mais atrativa ser o principal motivador para vendedores, também pode ser interessante criar um sistema de premiações para o seu time como uma forma de motivá-los ainda mais.

Existem diversas formas de se fazer isso. Primeiro é importante definir a periodicidade desses prêmios. Aqui a dica importante é não exagerar. Tente oferecer esse tipo de incentivo poucas vezes por ano, a cada trimestre, por exemplo, em equipes com muita rotatividade, ou anual, caso o time não mude com frequência.

Também é necessário analisar que tipo de bonificação oferecer. Para isso é importante conhecer bem sua equipe e entender o que os motiva. Se necessário, faça uma pesquisa antes.

Confira algumas ideias:

  • Bônus em dinheiro – Esse é o mais clássico, pagar um valor extra para o colaborador que bater a meta primeiro, ou que se destacar;
  • Viagens – Alternativa muito interessante, pode instigar aqueles vendedores que gostam de passear, conhecer novos lugares e pessoas;
  • Aventura – Para aqueles que gostam de atividades radicais, como rapel, rafting, bungee jumping, oferecer um voucher para participar de algo nessa linha pode despertar a adrenalina da equipe;
  • Ingressos – Teatro, cinema, shows e eventos esportivos costumam atrair o interesse de quase todos, então oferecer ingressos para os funcionários que alcançarem os objetivos pode animá-los;
  • Bolsas de estudo – Profissionais com perfil workaholic e que sempre querem crescer se sentirão muito motivados com a possibilidade de ganhar bolsas para educação universitária, uma pós-graduação, cursos de idiomas, entre outros;

Momentos de descontração

Na mesma linha das premiações, mas dessa vez para todo o grupo, ofereça momentos de descontração para os colaboradores, quando o trabalho será deixado de lado. Você pode, uma vez por semestre, realizar um jantar para o time. Ou levar todos para um happy hour no fim de um mês de trabalho duro.

Mesmo um evento de trabalho pode oferecer esses momentos. Uma convenção de colaboradores, por exemplo, pode ser realizada em um resort, ou mesmo a bordo de um navio de cruzeiros, o que com certeza motivará mais os funcionários do que apenas uma série de atividades com gráficos e dados. Claro, é sempre importante fazer com que eles entendam que a viagem é profissional e que haverá hora para falar de trabalho, e hora para desopilar.

Promova dinâmicas motivacionais

Reunir a equipe de vendas para uma dinâmica de grupo é outra alternativa para gerar engajamento, colaboração e, consequentemente, motivar colaboradores. É notório que muitas vezes o trabalho de vendedores é solitário e individualista, então esses momentos podem quebrar essa lógica e unir o time.

É um momento em que se pode pensar em uma série de atividades, tanto mais objetivas e sérias quanto momentos lúdicos. A liderança da empresa pode propor que cada um indique as qualidades que admira nos outros, pode montar jogos em que seja necessário trabalhar em equipe para desvendar algum quebra-cabeças, um desafio que só pode ser concluído com a colaboração de todos.

Os benefícios de uma equipe motivada

Que uma equipe motivada traz melhores resultados para empresa, nós já sabemos. Mas, separamos mais alguns benefícios que a motivação no ambiente de trabalho pode trazer:

  • Alta produtividade;
  • Maior comprometimento;
  • Melhor interação da equipe;
  • Melhora do ambiente de trabalho;
  • Redução de turnover;
  • Crescimento pessoal;
  • Inteligência emocional;
  • Menor incidência de faltas e afastamentos. 

Uma palestra motivacional de vendas pode ser útil em treinamentos, palestras e convenções de vendas. Afinal de contas, com uma equipe qualificada e motivada, fica muito mais fácil colher os frutos.

Quem é Diego Maia?

Considerado um dos melhores palestrantes de vendas do Brasil, Diego Maia, além de fundador do CDPV e da Academia de Vendas, possui sete livros de vendas e gestão de vendas publicados (dentre eles o livro best-seller “Os 7 Princípios da Venda”) e apresenta um dos podcasts de vendas mais ouvidos do Brasil, o  BóraVoar disponível em todos os aplicativos de música. 

Além disso, Diego Maia é sócio da startup V3 Rental, especialista em aluguel por temporada no Rio de Janeiro e aluguel por temporada em Búzios.

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