No Brasil, cerca de 99% das empresas são micro ou pequenas, e respondem por cerca de 27% do PIB, segundo levantamento do Sebrae em 2014. Ainda, segundo o Sebrae, a maior parte das MPEs está localizada na atividade de comércio (48,5%) e nas de serviços (38,3%); apenas 13,1% localizam-se na indústria.
Vendo essas informações, entendemos porque as empresas de desenvolvimento de soluções se voltaram para este mercado, investindo em softwares e serviços de fácil utilização e preços competitivos, atendendo assim ao micro, pequeno e médio empresário, nas mais variadas soluções. Assim, hoje temos ferramentas que utilizamos no escritório, como o Office 365, servidores na nuvem, como o Azure, plataformas corporativas, como o Sharepoint, e soluções de CRM, como o Microsoft Dynamics CRM, a preços acessíveis, sem preocupações com infraestrutura e que conseguem fazer a diferença no negócio.
O início das ferramentas de CRM
Em relação a ferramentas de CRM (Customer Relationship Marketing), até pouco tempo atrás ter uma dessas na empresa significava grandes investimentos, não só na licença do software, mas também na infraestrutura para suportá-lo (servidores, redes, máquinas, suporte, treinamento etc.). Ferramentas como PeopleSoft, Ephifany, MySap, SAS e Siebel, eram instaladas em grandes empresas, com um custo que não passava nem perto dos orçamentos das pequenas e médias. Além do software, havia um custo de infraestrutura e de customização da ferramenta que só permitia sua compra para poucos, e com uma quantidade de usuários que justificasse essa aquisição.
Controle, mobilidade, informação e melhores ofertas
Com o tempo, algumas dessas empresas foram incorporadas, o foco foi mudando e surgiram outras opções, barateando as soluções de mercado e se tornando viável para empresas de pequeno e médio porte. Assim, surgiram solução de CRM como o Sales Force e o Microsoft Dynamics CRM, que vieram a se tornar os maiores nesse segmento. E com uma grande vantagem, trabalhando com o conceito de PAAS – Plataforma como serviço, com infraestrutura e funcionalidades na nuvem, tudo online.
Essas ferramentas permitem que a equipe de vendas possa cadastrar seus clientes e prospects e monitorá-los, saber quando entrar em contato, que ofertas foram feitas, quais compras fizeram, se são simpáticos a empresa, já responderam algum questionário, entraram em contato através de algum canal de comunicação da empresa, quando foi feito o último contato etc. Com elas, o gestor tem como saber como anda a sua equipe de vendas, fazer cálculo de comissão de vendedores, ter propostas padronizadas e automatizadas, construir e acompanhar pipeline de vendas e histórico de todas as transações e atividades realizadas.
Podemos realizar campanhas segmentando apenas prospects, clientes de determinado produto, clientes que entraram em contato, ex-clientes ou fazer ofertas exclusivas para clientes antigos ou que podem adquirir produtos complementares.
As ferramentas de CRM podem também ser integradas com formulários, com seu site e com agendas e e-mails da equipe de vendas, avisando os compromissos e registrando os envios de mensagens realizadas, assim, se alguém sair de férias, o histórico fica registrado e a negociação não fica parada. Isso, sem contar que essas ferramentas já têm o DNA Nuvem da mobilidade, sendo possível acessá-las de qualquer computador ou do seu smartphone ou tablet, utilizando os principais recursos aonde você estiver. Em estágios mais avançados, se integram e monitoram redes sociais como Facebook e Twitter.
Aplicações gratuitas
Algumas ferramentas podem ser utilizadas gratuitamente, mas preste atenção pois elas têm limitações de funcionalidades, integrações, usuários ou são grátis até um determinado número de contatos ou operações. Dependendo do porte do seu negócio e do seu planejamento, elas podem ser configuradas e utilizadas gratuitamente, mas estude bem antes de escolher para não ter dor de cabeça depois.