A Múltipla adquiriu recentemente uma poderosa ferramenta que fará o cruzamento de informações fiscais de seus clientes. O objetivo é se antecipar aos cruzamentos do fisco, e obter previamente um relatório de cada cliente com as inconsistências detectadas. O sistema cruza as informações constantes nas declarações fiscais entregues pelo contribuinte, tais como EFD, Sintegra, ECD, DIRF, SEFIP, RAIS, dentre outras; além disso, busca informações no e-CAC (Cadastro da Receita Federal), compara valores e dados nos arquivos XML de notas fiscais, dentre outras funcionalidades.
Veja mais detalhes a seguir:
Vale destacar que o sistema cruza não somente informações entregues pelo próprio contribuinte, mas também informações enviadas ao fisco por outras empresas sobre aquele contribuinte: por exemplo, as notas fiscais de compra. Há ainda situações onde um determinado produto possui um código de situação tributária (CST) na nota fiscal de entrada, e o sistema interno da empresa o transporta para a nota fiscal de saída, ou mesmo para as declarações entregues ao fisco, o que pode ser um problema. Isso porque o CST da NF de entrada reflete a operação do fornecedor (ex.: venda de mercadoria), a qual não necessariamente é a mesma do comprador (ex.: compra de matéria prima, classificada pelo vendedor como mercadoria).
Há comparações entre impostos retidos e o informado pelas fontes pagadoras, cruzamento de estoques (inicial, compras, vendas e final), conferência de alíquotas de tributos com o seu NCM, auditoria no bloco K (livro de controle da produção e do estoque), dente diversos outros cruzamentos e verificações.
Como se já não bastasse a confusão legislativa do país, o fisco exige cada vez dados mais numerosos e detalhados dos contribuintes: infelizmente, na maioria das vezes o contribuinte descumpre a legislação de forma involuntária.
As empresas de contabilidade que não se anteciparem, não investirem em ferramentas capazes de auxiliar o seu contratante e fazer dentro de casa as verificações do fisco, perderão uma excelente oportunidade de contribuir para o crescimento e a profissionalização da gestão dos seus clientes.
Por isso a Múltipla não para de investir, e conta agora com mais um sistema. Com ele, novos procedimentos de auditoria interna, em adição aos que já existiam, estão sendo incorporados.